terça-feira, 14 de outubro de 2008

O Papel do Professor Online


O professor online, tem o papel de construir os materiais do curso a desenvolver no ensino à distância. Interagir com os alunos, de modo a fazer com que se sintam motivados e empenhados na sua aprendizagem, mesmo que esta não seja presencial, e avaliar o trabalho efectuado pelos alunos. O professor online deve conceber métodos, estabelecer parâmetros de tempo, utilizar correctamente os recursos, identificar as áreas de concordância/discordância, encorajar, reconhecer e reforçar a aprendizagem dos alunos, propôr discussão sobre temas, resumir a discussão quando necessário e avaliar toda a aprendizagem e feedback entre aluno e professor.

O tempo de ensino à distância utilizado pelo professor, deve ser rentabilizado da melhor maneira possível, de modo a facilitar a aprendizagem dos alunos e reduzir contratempos.

Offir e outros colaboradores desenvolveram um modelo de entendimento/compreensão, para melhor compreenderem e tirarem conclusões, da participação dos alunos e dos professores no discurso à distância. Este modelo incluí sei categorias:

"- Social: as intervenções dos professores que criam um ambiente positivo e apoiam os aspectos motivacionais da aprendizagem.

- Processual: as intervenções dosprofessores que contêm informações acerca de aspectos administrativos e técnicos relacionados com a aula ou com o curso.

- Expositiva: intervenções que apresentam conteúdo com conhecimentos.

- Explicativa: o professor utiliza uma questão ou comentário iniciado pelo aluno para expliacar conteúdos.

- Tarefa cognitiva: o professor apresenta uma questão ou uma tarefa de aprendizagem que exige que os alunos participem activamente de forma a processarem a informação recebida.

- Interacções na assistência à aprendizagem: o professor tenta ganhar e manter a atenção dos alunos assim como repetir e organizar o conteúdo de forma a facilitar a sua memorização.

Para que o professor online não tenha um papel diminuto no que diz respeito ao ensino/aprendizagem dos alunos, deve desenvolver uma tipologia de assistência à aprendizagem através do conhecimento social e cognitivo, do questionamento, da instrução directa, da avaliação do feedback, da estrutura das tarefas cognitivas, da elaboração e explicação da aprendizagem, da motivação, curiosidade e exploração dos alunos, fomentar a reflexão e encorajar o diálogo.

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