A distância transaccional é um conceito introduzido por Moore em 1980, que tinha como objectivo a medição do envolvimento dos alunos de cursos de Educação a Distância, sendo esta definida em função do diálogo e da estrutura. Logo a distância transaccional é um modelo teórico que serve para estudar a participação dos alunos em ambiente online.
Na distância transaccional o grau de transaccionalidade pode ser expresso através de três grupos variáveis:
- o diálogo educacional - que contribui para a redução da distância transaccional através do diálogo entre a turma, ou seja entre alunos e professor.
- a estrutura do programa - que conduz a uma elevada distância transaccional se a estrutura providenciada pelo professro/instrutor for muito elevada, podendo originar a desmotivação do aluno no que diz respeito à sua aprendizagem.
- autonomia do aluno - que diz respeito à autonomia do aluno no que se refere à execução e aquisição de conhecimentos para a sua aprendizagem.
Estes três factores juntos formam a teoria de distância transaccional que é fundamental para melhor compreender qual o papel do aluno, qual a sua motivação e o seu interesse pela sua aprendizagem e como se relaciona com as aulas de ensino a distância.
A educação a distância é a transacção que acontece e se estabelece entre professores e alunos, num ambiente cuja característica principal é a separação física e geográfica,ou seja, em tempos e espaços diferentes. Esta separação conduz a comportamentos específicos que afectam os alunos e a aprendizagem, o que pode dar origem a mal entendidos entre professores e alunos. Logo a transacção desenvolve-se num espaço psicológico e comunicacional que é importante transpor.